Orgãos de Apoio Técnico
A Comissão Médica é composta pela Direção Clínica e por todos os Diretores de Serviço.
A Comissão de Enfermagem é composta pelo Enfermeiro Diretor e por todos os Enfermeiros Chefe e Enfermeiros Responsáveis.
Presidente: Marina Nunes Godinho Oliveira - Enfermeira
- André Filipe Gonçalves Gourlart - Médico
- Ana Fernandes Pires Homem - Enfermeira
- Catarina Alexandra Meneses Lima - Fisioterapeuta
- Célia Manuela Espínola Amaral - Serviço Social
- Paula Cristina Bettencourt da Silva - Assistente Operacional
- Sandra Maria Areias Valadão - Enfermeira Adjunta do Enfermeiro Diretor
- Padre Manuel Carlos - Capelão HSEIT
- Dona Fernanda Fournier - Membro Honorária
Presidente: Dr. Alberto Eduardo Borges Rosa - Medicina
Vogais:
- Medicina - Dr. Rui Manuel Lemos Bettencourt
- Sociologia - Dr.ª Anabela Tomás Pereira
- Farmácia - Dr.ª Daniela Maria Goulart Garcia
- Teologia - Dr. José Júlio Mendes Rocha
- Enfermagem - Enf.ª Fátima Luís Barcelos Freitas
- Direito - Dr. Rui João Beliz Pestana de Almeida
- Filosofia - Dr.ª Marta Raquel Dias Barcelos Forjaz de Lacerda
Presidente - Dr.ª Rita Vitorino da Costa - (Preside à Comissão de Farmácia e Terapêutica por delegação da Diretora Clínica)
Membros:
- Pneumologista (representante do PPCIRA) - Dr.ª Maria Aurora Lino Sousa Neves
- Reumatologista - Dr.ª Ana Maria Ferreira Rodrigues
- Medicina Interna - Dr.ª Vanessa de Fátima Vieira Barcelos
- Farmacêutica - Dr.ª Ana Margarida Marques Baptista Martins
- Farmacêutica - Dr.ª Joana Santos Leiria Gomes
- Farmacêutica - Dr.ª Maria Manuel Leitão Esteves Mourão
- Farmacêutica - Dr.ª Juliana Oliveira Matos
- Presidente do Conselho de Administração - Dr. Pedro Manuel Dias de Figueiredo Pereira Marques
- Vogal - Dr.ª Michéle Soveta Aguiar
- Diretora Clínica - Dr.ª Ana Rita Martins Ferraz Pinheiro
- Enfermeiro Diretor - Enf. César Leandro da Costa Toste
- Coordenação - Dr.ª Débora da Silva Melo
- Coordenação - Enf. Emílio Miguel Alves Leal
- Secretariado - Carolina Augusta Meneses Toste
- Secretariado - Sandra Margarida dos Santos Lobão
Membros
- Diretora do Serviço de Anestesiologia - Dr.ª Lúcia Fátima Fraga Martins Crisóstomo
- Diretor do Serviço de Cirurgia Geral - Dr. António Mora Torres
- Diretora dos Serviços Farmacêuticos - Dr.ª Ana Margarida Marques Baptista Martins
- Diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia - Dr.ª Maria Graça Teixeira Maia D'Almeida
- Diretora Serviço de Imagiologia - Dr.ª Ana Maria Ferreira Ribeiro
- Diretora do Serviço de Medicina Interna - Dr.ª Leonor Almeida Roxo Cabral Monjardino
- Diretor do Serviço de Nefrologia - Dr. Ricardo Bettencourt Oliveira Senos Vizinho
- Diretora Serviço de Pediatria- Dr.ª Luísa Margarida Gonçalves Silveira
- Diretora Serviço de Urgência - Dr.ª Maria Manuela Branco Correia
- Diretor da Unidade de Cuidados Intensivos - Dr. João Paulo Azenha Pina
- Diretor do Gabinete de Gestão de Risco - Dr. Marco António Aguiar Ramalho
- Enf.ª Chefe do Bloco Operatório - Enf.ª Estrela Benvinda Ferreira Calado
- Enf. Chefe do Serviço de Urgência - Enf. João Manuel Machado Enes
- Enf. Chefe da Unidade de Cuidados Intensivos - Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
- Enf.ª Responsável da Unidade de Tratamento Cirúrgico 1 - Enf.ª Lídia Maria Ribeiro Dias
- Enf.ª Chefe da Unidade de Tratamento Cirúrgico 2 - Enf.ª Sónia Maria da Silva Figueiredo
- Responsável do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções Antimicrobianas (PPCIRA) - Enf.ª Márcia Cristina Toledo Agostinho
- Diretor do Departamento de Gestão de Utentes - Dr. Marco André Forjaz Rendeiro
- Diretora do Departamento de Logística - Dr.ª Aida de Fátima Corvelo Freitas Lemos Bettencourt
- Diretor do Departamento de Recursos Humanos - Dr. Gustavo André Magalhães Santos
- Diretor do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação - Enf. Francisco de Assis Botelho Pereira Raposo
- Diretor do Serviço de Instalação e Equipamentos - Eng. António Manuel Barbosa Brito Neves
- Presidida por: Dr.ª Mart Susana Guinot Correia
- UCIP - Dr.ª João Paulo Azenha Pina
- Nefrologia - Dr. Ricardo Bettencourt Oliveira Senos Vizinho
- Pediatria - Dr.ª Maria de Fátima Rocha Nunes
- Cirurgia Geral - Dr. António Mora Torres
- Bloco Operatório - Dr. Nuno Miguel Fonseca Ferreira dos Santos
- Anestesiologia - Dr.ª Célia Maria Melo de Figueiredo
- UCIP - Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
- UCIP - Enf. Emídio Polónio Preto
- UCEPN - Dr.ª Tânia Vanessa Borges Silva
Os Estatutos nacionais e regionais dos Hospitais Entidades Públicas Empresariais contemplam com caráter obrigatório, a existência de comissões na área da qualidade e segurança.
No regulamento interno em vigor, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), consta a Comissão de Qualidade, cujo conteúdo funcional carecerá de ajustamento futuro, relativamente às exigências normativas e regulamentares em vigor presentemente.
Face aos desafios e realidade entrentados pelo HSEIT, considera o Conselho de Administração (CA) ser pertinente a existência de uma estrutura que assuma a promoção, monitorização, facilitação e integração de atividades relacionadas com o ciclo de melhoria continua da qualidade, aplicado à segurança dos doentes.
Nesse contexto, em reunião a 7 de março de 2019, o CA deliberou pela transformação da estatutariamente prevista "Comissão da Qualidade", em "Comissão da Qualidade e Segurança do Doente" e nomeou os seus membros.
Esta Comissão reportará ao CA e assumirá os designios associados aos seguintes eixos estratégicos da atividade hospitalar:
- Qualidade clínica e organizacional
- Segurança do doente
- Gestão integrada da doença e inovação
- Acreditação
A Comissão da Qualidade e Segurança do Doente será presidida pela Presidente do Conselho de Administração do HSEIT e terá a seguinte composição:
- Diretora Clínica
- Enfermeiro Diretor
- Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) - representado pelo seu coordenador
- Direção do Gabinete do Utente - encontrando-se estas competências a ser presentemente assumidas conjuntamente pelo Departamento de Gestão do Utente e pelo Serviço Social, integram a Comissão os/as respetivos/as responsáveis
- Gabinete da Qualidade, representado pelas duas gestoras da qualidade designadas para o HSEIT
- Gabinete de Risco, representado pelo seu membro permanente
- Direção dos Serviços Farmacêuticos
- Direção do Gabinete de Planeamento, Qualidade e Controlo de Gestão
- Coordenação da área de Instalações e Equipamentos
A equipa designada fica encarregue de elaborar o regulamento da Comissão e preparar o plano anual de ação.
- Dr.ª Francelina Maria Marques Alves da Silva Peixoto
- Dr.ª Lisandra de Fátima Azevedo Martins
- Dr. Nuno Miguel Fonseca Ferreira dos Santos
- Dr.ª Teresa Monteiro Rocha de Oliveira
- Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
- Dr.ª Ana Rita Martins Ferraz Pinheiro
- Diretora dos Serv. Farmacêuticos - Ana Margarida Marques Baptista Martins
- Médica de Cirurgia Geral- Ana Nunes Vieira
- Médico de Cirurgia Vascular - Timmy Francisco Monteiro Toledo
- Enf.ª da Consulta Externa - Mariana Franco Rainha do Amaral Pessoa Cabral
- Enf.ª do Hospital de Dia - Oncologia - Denise Medeiros Guilherme
- Enf.ª Responsável da UTC1 - Lídia Maria Ribeiro Dias
- Enf.ª UTC2 - Milena Toste Arruda Leal
- Enfª Bloco Operatório - Marlene Correia da Silva Romeiro
- Assistente Operacional - Armazém - Edla Fátima Borges
Presidente:
- Pneumologia - Dr.ª Maria Aurora Lino Silva Neves
- Medicina Interna - Dr.ª Maria Guadalupe Duarte Paiva Benites
- Medicina Interna- Dr.ª Magda Sofia Rodrigues Sousa
- Cirurgia Geral - Dr.ª Lisandra de Fátima Azevedo Martins
- Ortopedia- Dr. Luís Paulo Pontes Ferraz Pinheiro
- Farmácia - Dr.ª Vanessa Pamplona Gouveia
- Microbiologia- Dr.ª Jacina Lima Brito Dantas
- Horário Completo- Enf.ª Márcia Cristina Toledo Agostinho
- Bloco Operatório- Enf.ª Estrela Benvinda Ferreira Calado
- Esterilização- Enf.ª Ana Maria Melo Fonseca Mendes
- Bloco Operatório - Enf.ª Sofia Cláudia Tavares Rocha Bartolomeu
Assistente Hospitalar de Oncologia - Dr.ª Rita Vitorino
- Médico Patologia Clínica - Marco António Aguiar Ramalho
- Enfermeira - Gilberta Maria Ferreira Silva Jarroca Carvalho
- Farmacêutica - Rita Celeste Paulos Rodrigues
- TSDT - Ismael Cordeiro Barbeito
- Serviço de Instalações e Equipamentos - Paula Manuela Ourique Silveira
- Técnica de Segurança no Trabalho - Margarida Forjaz Leonardo
Nas últimas décadas, tem vindo a crescer o interesse pela qualidade nos diferentes sistemas de saúde. O erro na prestação de cuidados, a falta de uniformização de práticas, o controlo de custos e a escassez de recursos, são algumas das razões que levantaram a questão da qualidade no sector da saúde, tema muito presente e atual no debate político, tanto nacional como internacional.
Implementar sistemas de gestão da qualidade permite às organizações antever os riscos que poderão afetar o fornecimento de produtos e serviços e definir processos que possibilitem satisfazer requisitos legais, bem como requisitos do utente.
No Plano Regional de Saúde Açores (2015), O Governo Regional dos Açores contempla que “A qualidade em saúde engloba o acesso adequado e equitativo aos cuidados, associado a elevados níveis de profissionalismo e à otimização dos recursos disponíveis, garantindo a adesão e satisfação dos cidadãos, implicando inevitavelmente a adequação dos cuidados às suas necessidades e expetativas”.
O Gabinete da Qualidade, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R., é um órgão de apoio técnico que depende diretamente do Conselho de Administração, constituído por uma equipa técnica multidisciplinar.
Este gabinete funciona como órgão de assessoria do Conselho de Administração e de assessoria e consultoria das áreas clínicas e não clínicas do hospital, no que diz respeito à gestão dos processos e melhoria contínua dos cuidados e serviços prestados, tendo em vista a implementação de um sistema de gestão da qualidade macro e integrado.
O seu âmbito de atuação contempla apoiar os serviços na implementação do sistema de gestão da qualidade, e monitorizar os requisitos legais e referenciais da qualidade, bem como, normas e orientações das diferentes áreas profissionais, com foco na melhoria contínua e excelência na prestação de cuidados.
Gestora da Qualidade Dr.ª Lucrécia Silva
Gestora da Qualidade Dr.ª Sara Messias
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R. (HSEIT), assume o compromisso de oferecer serviços com qualidade aos utentes que o procuram, uma vez que, a orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na atividade das instituições de saúde, traduzida na capacidade de mobilizarem de forma eficiente, todos os recursos internos e externos, satisfazendo as necessidades e expectativas dos seus utilizadores, numa perspetiva de melhoria contínua das práticas e serviços disponibilizados.
A formação, na modalidade de atualização e aperfeiçoamento, surge hoje como uma exigência para todos os envolvidos na prestação de cuidados de saúde, como processo de evolução e melhoria contínua dos trabalhadores e das equipas, face à evolução técnico-científica, necessidades e expectativas dos utentes, assim como os objetivos e metas institucionais.
O HSEIT encara a formação como um processo contínuo e sistemático que integra elementos científicos, técnicos, humanos e relacionais. Um processo que visa o desenvolvimento de competências e melhoria constante da prestação dos cuidados, segundo um padrão de qualidade elevado.
Portanto, a formação que se preconiza, sempre numa perspetiva de aprendizagem-ensino, para além da componente técnico-científica, implica uma mudança nas relações, nos processos e na corresponsabilidade de todos os trabalhadores, sempre numa abordagem interdisciplinar.
Para tal, o HSEIT dispõe de um Gabinete de Formação, que se constitui como um Órgão de Apoio Técnico que integra o Departamento de Recursos Humanos, funcionando na dependência do Conselho de Administração, tendo a seu cargo o planeamento, gestão e organização da formação.
Este gabinete tem como objetivo promover, organizar e gerir ações de formação que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dirigidas aos trabalhadores do hospital, nas diversas áreas do conhecimento, bem como disponibilizar oportunidades de treino da prática profissional a instituições de ensino ou a profissionais que queiram desenvolver a parte prática da sua formação em contexto real de trabalho (estágios).
Assim, procura-se desenvolver práticas internas para a prestação de um serviço de formação de qualidade, apostando na valorização dos trabalhadores, num clima de aprendizagem participativo e interdisciplinar, com uma formação em contexto de trabalho que identifica os problemas, amplia o conhecimento, desenvolve competências específicas e de equipa, buscando soluções e implementando a sua concretização.
As áreas de atuação do Gabinete de Formação:
Realização de formações, disponibilização de estágios e apoio na realização de eventos.
Qualquer questão relativa à atuação do Gabinete de Formação, bem como os pedidos de estágio, deve ser enviada para hseit.nucleoformacao@azores.gov.pt
Responsável:
Coordenador Técnico-Pedagógico Enf. Sérgio Pereira
O Gabinete de Comunicação e Imagem é um Gabinete de apoio ao Conselho de Administração cuja missão é desenvolver políticas de comunicação externa e interna que garantam o fluxo interno de informação institucional e a promoção da notoriedade da instituição.
Deverá, também, contribuir para a consolidação, humanização e uniformização da imagem institucional, em conjunto com as diversas áreas e profissionais, sendo elo de ligação, dentro do hospital, entre os vários departamentos, administração e funcionários das diferentes categorias.
- Dr.ª Francelina Maria Marques Alves da Silva Peixoto
- Dr.ª Lisandra de Fátima Azevedo Martins
- Dr. Nuno Miguel Fonseca Ferreira dos Santos
- Dr.ª Teresa Monteiro Rocha de Oliveira
- Dr.ª Ana Rita Martins Ferraz Pinheiro
- Coordenadora - Dr.ª Lisandra de Fátima Azevedo Martins