Missão e Valores
Caro Utente,
Caro Colaborador,
No início de mais um ano civil decidimos revisitar a missão e os objetivos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, de modo a promover os necessários ajustamentos que permitam desbravar os caminhos do futuro com êxito, disponibilizando às populações abrangidas os melhores cuidados de saúde, seguros, eficazes, efetivos e de forma eficiente.
Os desafios são enormes e de diversa ordem: pós-pandemia prolongada, guerra na Europa, inflação galopante, carestia de vida, crise social, a que se adicionam os nossos, próprios, decorrente da nossa realidade insular e arquipelágica e que tornam mais difícil atrair e reter talentos, dos diversos grupos profissionais.
Depois de reuniões que envolveram diversos profissionais, de múltiplos serviços internos, podemos hoje afirmar que a missão do HSEIT consiste em prestar os melhores cuidados de saúde à comunidade, de forma sustentável, humanizada, integrada e acessível, garantindo a equidade e perseguindo a excelência, promovendo o desenvolvimento científico, formativo e pessoal dos colaboradores, e atuando de forma concertada e alinhada com as demais instituições do Sistema de Saúde. Acreditamos que a sua localização geoestratégica privilegiada diferencia a sua atuação na resposta à emergência médica da Região.
Temos, por isso, como visão ideal do que gostaríamos que o hospital viesse a ser, a seguinte: um hospital de referência pela excelência dos serviços prestados e cultura de valores, do qual a comunidade e os colaboradores se orgulhem, que se afirme na boa prática clínica, no ensino, na investigação, na criação de valor e no reconhecimento do mérito, potenciando ainda a captação de profissionais.
Sem prejuízo do que externamente possa vir a ser o ambiente – que sempre condiciona a atividade e a realidade internas – o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira definiu como seus Objetivos Estratégicos para o triénio 2023/2025, os seguintes cinco:
1. Valorizar a centralidade e proximidade do doente, através de um ambiente humanizado, com múltiplas oportunidades de acesso a cuidados de saúde diferenciados, cumprindo tempos máximos de resposta garantida a par com o combate às listas de espera;
2. Reforçar e consolidar a oferta de serviços e valências, assumindo a vocação do HSEIT enquanto hospital diferenciado e com liderança regional pela excelência;
3. Adotar medidas para assegurar a sustentabilidade a médio e longo prazos;
4. Assegurar o reforço de Recursos Humanos diferenciados e capazes de assegurar a qualidade, segurança e eficácia da oferta de serviços à população, proporcionando a transformação cultural e adotando metodologias de colaboração e de justa avaliação do desempenho;
5. Investir continuamente no reforço dos equipamentos de modo a manter o HSEIT como ecossistema produtivo, promovendo a transformação digital, e a desmaterialização de documentos e processos e a adoção de novas metodologias de trabalho colaborativas.
São muitos os desafios e, sob estes objetivos de natureza mais estratégica emergem, em cascata, outros de natureza mais tática e operacional, culminando em atividades e iniciativas, com indicadores de execução, de modo a podermos medir e continuamente melhorar.
Permito-me detalhar um pouco mais a ambição do primeiro objetivo estratégico que é, no fundo, aquele que mais se relaciona com a Humanização e a Centralidade do Doente/Utente. Para o cumprirmos precisamos de assegurar que 14 objetivos e medidas mais táticos se possam verificar, nomeadamente:
1. Melhorar a acessibilidade e assegurar os tempos máximos de resposta garantidos;
2. Incrementar a oferta e a diferenciação de serviços;
3. Alargar o horário de atendimento aos utentes, coadunando os horários com a atividade laboral da população;
4. Melhorar os processos de referenciação;
5. Criar a Unidade de Hospitalização Domiciliária, permitindo o reajuste do número de camas de agudos;
6. Dinamizar os Hospitais de Dia;
7. Criar a Unidade de Geriatria;
8. Consolidar a Unidade de Cuidados Paliativos;
9. Dinamizar a Unidade de Dor Crónica;
10. Promover as Unidades de Atendimento Multidisciplinar;
11. Humanizar a relação com o doente e os cuidados de saúde prestados;
12. Melhorar a utilização dos canais de comunicação existentes;
13. Promover a melhoria contínua baseado nas avaliações de satisfação dos utentes;
14. Assegurar a máxima segurança ao utente e aos profissionais.
Esta é uma tarefa de todos os profissionais e colaboradores do HSEIT – não é uma tarefa exclusiva da administração ou do gabinete do utente, mas de todos, repito todos, que devem procurar tudo fazer para construir a boa reputação do nosso Hospital e um motivo de grande orgulho coletivo por dispormos desta unidade de saúde diferenciada.
Estamos comprometidos, motivados e mobilizados.