Comissão Qualidade Segurança Doente
Os Estatutos nacionais e regionais dos Hospitais Entidades Públicas Empresariais contemplam com caráter obrigatório, a existência de comissões na área da qualidade e segurança.
No regulamento interno em vigor, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), consta a Comissão de Qualidade, cujo conteúdo funcional carecerá de ajustamento futuro, relativamente às exigências normativas e regulamentares em vigor presentemente.
Face aos desafios e realidade entrentados pelo HSEIT, considera o Conselho de Administração (CA) ser pertinente a existência de uma estrutura que assuma a promoção, monitorização, facilitação e integração de atividades relacionadas com o ciclo de melhoria continua da qualidade, aplicado à segurança dos doentes.
Nesse contexto, em reunião a 7 de março de 2019, o CA deliberou pela transformação da estatutariamente prevista "Comissão da Qualidade", em "Comissão da Qualidade e Segurança do Doente" e nomeou os seus membros.
Esta Comissão reportará ao CA e assumirá os designios associados aos seguintes eixos estratégicos da atividade hospitalar:
- Qualidade clínica e organizacional
- Segurança do doente
- Gestão integrada da doença e inovação
- Acreditação
A Comissão da Qualidade e Segurança do Doente será presidida pela Presidente do Conselho de Administração do HSEIT e terá a seguinte composição:
- Diretora Clínica
- Enfermeiro Diretor
- Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) - representado pelo seu coordenador
- Direção do Gabinete do Utente - encontrando-se estas competências a ser presentemente assumidas conjuntamente pelo Departamento de Gestão do Utente e pelo Serviço Social, integram a Comissão os/as respetivos/as responsáveis
- Gabinete da Qualidade, representado pelas duas gestoras da qualidade designadas para o HSEIT
- Gabinete de Risco, representado pelo seu membro permanente
- Direção dos Serviços Farmacêuticos
- Direção do Gabinete de Planeamento, Qualidade e Controlo de Gestão
- Coordenação da área de Instalações e Equipamentos
A equipa designada fica encarregue de elaborar o regulamento da Comissão e preparar o plano anual de ação.