Passar para o conteúdo principal
violência

Atenção ao Grooming online (Aliciamento online)

caixa

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS OU JOVENS A SENTIREM-SE SEGURAS ONLINE?

 

  • Mantenha as informações pessoais privadas

Detalhes particulares que poderiam identificá-los no mundo real - nome, idade, sexo, número de telefone, endereço, nome da escola e fotografias - só devem ser compartilhados com pessoas que eles conhecem.

  • Analise as configurações de privacidade

Passe algum tempo junto da criança ou jovem analisando as configurações de privacidade que podem beneficiar a sua segurança online.

  • Reveja aplicativos, sites e jogos que eles usam

Utilize e configure a conta da criança/jovem, para que possa ter acesso e assim experimentar o que a criança está vendo. Também é importante explorar os tipos de atividades que eles fazem online. Converse com a criança ou jovem acerca dos vídeos em direto, dos videogames e de diferentes sites de mídia social.

  • Saiba quem são os seus amigos

Fale com eles sobre ser cauteloso sobre o que eles compartilham com as pessoas on-line. Lembre-os de que, embora as pessoas que conheceram on-line possam se sentir como amigos, elas podem não ser quem dizem ser.

  • Fique seguro online e na vida real

Alerte as crianças /jovens para nunca combinarem encontros com alguém que eles conheçam apenas online sem um pai presente.

  • Incentive as crianças a falarem com alguém

Se algo deixa a criança/jovem preocupado ou desconfortável online, a melhor atitude a tomar é sempre falar com um adulto em quem confie.

  • Utilize software de bloqueio

Existe uma gama de novos aplicativos e softwares que bloqueiam, filtram e monitorizam online comportamentos. Esta poderá ser uma solução, levando em consideração a idade e maturidade da criança/jovem e a necessidade de privacidade.

 

E COMO COMUNICAR COM AS CRIANÇAS OU JOVENS ACERCA DESTE TEMA?

1. Seja acessível

Diga-lhes que está lá para ajudá-los se eles tiverem problemas on-line ou se estiverem preocupados com algo.

2. Discuta abertamente relacionamentos e amizades online

Tenha conhecimento de quais os sites que eles acedem, onde conheceram os seus amigos online, como se comunicam e quais as informações que compartilham. Certifique-se de que eles sabem que ter milhares de 'amigos' online nem sempre é seguro.

3. Converse com adolescentes sobre groomers online

Os adolescentes podem ser muito protetores da sua rede online e sentirem que está interferindo nas suas vidas privadas. No entanto, uma das melhores maneiras de apoiar a proteção infantil é consciencializá-los sobre os dados online.

4. Explique a representação online

Explique como é fácil fingir ser outra pessoa on-line e a razão pela qual um adulto pode querer abordá-lo.

5. Ensine as crianças mais novas a manterem-se seguras online

Fale sobre grooming como se fosse um perigo estranho - um estranho é alguém que não conhecem, seja na vida real ou online. Diga-lhes que não devem falar em particular ou fornecer informações pessoais a alguém que não conheçam. Discuta com eles o que é 'informação pessoal'.

 

Grooming pode acontecer tanto em crianças mais velhas como em crianças mais novas. 

Esteja atento. Em caso de suspeita, denuncie.

Comentários