Gémeos Iago e Isaac
Hoje apresentamos os gémeos Iago e Isaac, que completariam ontem 38 semanas de gestação, mas que teimaram nascer antes do tempo previsto.
São gémeos, terceirenses, que nasceram prematuros de 26 semanas, no dia 1 de novembro de 2022, no Funchal, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Estes pequenotes foram o motivo para a primeira evacuação médica entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira.
Perante o risco iminente de parto a bordo, o tempo de transporte significativamente inferior para a Madeira, ao invés do Continente, revelou-se decisivo para o sucesso do prognóstico para a mãe e bebés. A evacuação foi realizada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), em conjunto com equipa do Serviço de Evacuações Aeromédicas do Hospital de Santos Espírito da Ilha Terceira, EPER.
Decorridas cerca de 7 semanas para estabilização clínica dos recém-nascidos, na Unidade de Neonatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, os pequenos Iago e Isaac regressaram à Ilha Terceira, no passado dia 19 de dezembro. O apoio prestado à família (mãe, pai e avó), pela equipa daquela Unidade de Neonatologia, tornou-se decisivo para gestão emocional desta família. Foi muito importante para ultrapassar a fase inicial de receio e incerteza.
Continuam em observação, com evolução clínica favorável, na Unidade de Neonatologia do HSEIT. Agora, todos aguardam ansiosamente o momento em que eles irão para casa. Aos poucos, e dentro de todas as contingências, a família foi organizando a chegada dos pequenos gémeos. À data do nascimento tinham poucas coisas organizadas ou compradas, uma vez que só contavam que nascessem no final deste mês de janeiro...
Os pais, ambos muito jovens e ainda em início de vida, contam com o apoio dos avós (também eles jovens) nesta nova etapa, em que regressarão a casa com dois bebés, que precisarão de acompanhamento médico regular, derivado da prematuridade do nascimento!
Esta história de sucesso deve-se ao empenho e pronta resposta dos profissionais do Serviço Regional de Saúde dos Açores, bem como da FAP e do SRS da Madeira. O HSEIT agradece o empenho de todos os profissionais envolvidos no processo de evacuação, de acompanhamento nos serviços de neonatologia e a todos os que de alguma forma contribuíram para o percurso, já vitorioso, do Iago e do Isaac.
Continuaremos, certamente, a acompanhar o seu desenvolvimento e a apoiar esta família que em nós depositou a sua confiança e esperança.
- Entrar para colocar comentários
(Sem assunto)