São João apoia HSEIT, a criar unidade de cirurgia de obesidade
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, nos Açores, é a segunda instituição hospitalar portuguesa que o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) auxilia na formação e na implementação de uma Unidade de Cirurgia Bariátrica. No âmbito deste protocolo de cooperação, neste mês de abril um cirurgião do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do CHUSJ viajou até Angra do Heroísmo para realizar os primeiros cinco procedimentos. “Todas as cirurgias foram bem sucedidas e ficaram já delineadas as próximas visitas àquela instituição”, sublinha o cirurgião John Preto, diretor do CRI de Obesidade do CHUSJ. A Unidade de Tratamento Cirúrgico de Obesidade do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira tem cerca de 250 pacientes com esta patologia em avaliação e cerca de 20 já inscritos para cirurgia.
O Centro de Responsabilidade Integrado de Obesidade do CHUSJ, desde a sua criação em 2019, tem procurado melhorar o tempo de acesso e de tratamento dos pacientes referenciados ao CHUSJ e, também, estabelecer parecerias nacionais com outras instituições do SNS, com vista à implementação de novos programas de tratamento cirúrgico de obesidade.
"Quanto ao primeiro objetivo, é inegável que a sua criação permitiu melhorar o acesso - mediana de espera de 515 dias em 2018 para 98 dias em 2020 - e diminuir o tempo de espera para cirurgia - mediana de espera de 240 dias em 2018 para 72 dias em 2020 - dos pacientes referenciados ao CHUSJ. Mesmo em ano de contingência devido à COVID-19 (2020) foi possível operar 535 pacientes.”, destaca John Preto.
Relativamente ao segundo objetivo, devido ao crescimento progressivo da prevalência de obesidade no nosso país, tem sido importante o CRI de Obesidade ajudar a estabelecer este tipo de parceiras, que visam a criação de novos programas de tratamento cirúrgico de obesidade, de maior proximidade às populações. Em 2019, o CHUSJ ajudou o Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa a implementar uma Unidade de Cirurgia Bariátrica, que no primeiro ano de atividade realizou 50 procedimentos e que tem como objetivo, neste segundo ano, alcançar as 100 intervenções.
O CHUSJ congratula-se com esta iniciativa que tem como objetivo melhorar o acesso ao SNS, através de uma formação diferenciada e de excelência numa área que representa enorme preocupação de saúde no país como é a obesidade.
Fonte: CHSJ
- Entrar para colocar comentários