Passar para o conteúdo principal
suicídio

Dia Mundial de prevenção do Suicídio - 10 de Setembro

No mês dedicado à prevenção do suicídio é importante compreender a estatística e caracterização nacional desta sensível problemática.

O suicídio, ou a tentativa de suicídio, é um problema de saúde pública. Em Portugal, de acordo com a DireçãoGeral da Saúde, em 2018, a taxa de mortalidade por suicídio em Portugal foi de 9,7 óbitos por 100 mil habitantes.

É necessário compreender que este fenómeno não escolhe género, idade, região geográfica ou classes económicas.

São identificados como principais obstáculos à deteção do risco e prevenção do suicídio: a dificuldade do pedido de ajuda por quem precisa; falta de conhecimento sobre a temática entre os profissionais de saúde; o fato de ser um evento raro e o estigma ainda existente em torno do suicídio.

A ideação suicida é um processo geralmente complexo e que comunica através de sinais, sintomas e narrativas que podem ser: comportamentos auto agressão, insónia, alterações do humor, memórias e vivências que causam sofrimento, ansiedade e angústia. O cenário suicida é também composto por dor psicológica, perda de autoestima, sentimentos de desesperança persistente, solidão, isolamento e fuga como estratégia para colocar termo ao sofrimento.

Qualquer manifestação direta ou indireta que indique ideação suicida deve ser valorizada, cerca de 77% das pessoas cometeram suicídio após contacto com o médico um ano antes da sua morte e mais de 66% tiveram contacto durante o mês anterior à sua morte.

É necessário na prevenção do suicídio a intervenção e colaboração de vários setores da sociedade além do sector da saúde. A intervenção na prevenção do suicídio é individualizada e avaliada por uma equipa de saúde multidisciplinar podendo incluir a introdução de psicofarmacologia e intervenções psicoterapêuticas.

Como ajudar a pessoa com ideação suicida? Ouça, fale abertamente sobre suicídio, mostre interesse e vontade de ajudar, não julgue, seja empático e não simpático; identifique e valorize os fatores protetores; expresse a sua preocupação sobre a segurança da pessoa; oriente para ajuda dos profissionais e instituições de saúde. Procure ajuda!

 

Hospital Santo Espirito da Ilha Terceira: 295 403 200

Número europeu de emergência: 112

Serviço de Aconselhamento Psicológico (SNS 24): 808 24 24 24

SOS VOZ AMIGA: 213 54 45 45

CONVERSA AMIGA: 808 23 73 27

www.prevenirsuicidio.pt

 

Fontes:

www.sns.gov.pt

www.who.int/

www.prevenirsuicidio.pt

Prevenção Do Suicídio Manual Para Profissionais De Saúde. Valadas, Maria T.; Barbosa, Paulo; et al. Lisboa. Nov. 2021. ISBN 978-989-33-2890-3