Dia Internacional da Epilepsia 2023
O Dia Internacional da Epilepsia promove a conscientização sobre a epilepsia, anualmente, em mais de 130 países. Todos os anos, na segunda segunda-feira de fevereiro, dá-se destaque aos problemas enfrentados pelas pessoas com epilepsia, as suas famílias e cuidadores.
Em 2023, o Dia Internacional da Epilepsia concentra-se no tema “estigma”.
A epilepsia afeta quase todos os aspetos da vida da pessoa diagnosticada com a doença. Para muitas pessoas que vivem com epilepsia, o estigma associado à doença é mais difícil de lidar do que a própria doença.
Equívocos e mitos, muitas vezes, contribuem para o estigma em torno da epilepsia. Por exemplo, muitas pessoas assumem que a epilepsia é uma doença mental, que limita as atividades ou mesmo que a epilepsia é contagiosa.
A campanha do Dia Internacional da Epilepsia deste ano procura dissipar esses mitos. Ao compartilhar fatos sobre a epilepsia, desafiaremos os equívocos públicos sobre a epilepsia.
É importante educarmo-nos e educarmos os outros sobre os fatos sobre a epilepsia e dissipar esses mitos e equívocos. Tal pode ajudar a reduzir o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas que vivem com epilepsia e garantir que tenham acesso às mesmas oportunidades e direitos que todos os outros.
Ajude a divulgar os fatos e mitos da epilepsia compartilhando as mensagens e criando as suas próprias. Saiba mais em https://internationalepilepsyday.org/
Quais os sintomas?
✔Cair no chão;
✔Contrações descontroladas e involuntárias dos músculos do corpo;
✔Rigidez dos músculos, especialmente dos braços, pernas e tórax;
✔Salivar muito, chegando a babar;
✔Morder a língua e ranger os dentes;
✔Incontinência urinária;
✔Dificuldade em respirar;
✔Pele avermelhada;
✔Alterações no cheiro, que pode ser agradável ou muito desagradável;
✔Fala impercetível;
✔Agressividade, podendo resistir à ajuda;
✔Confusão e falta de atenção;
✔Sonolência.
- Entrar para colocar comentários