Passar para o conteúdo principal
dor

Inauguração Unidade da Dor Crónica HSEIT

Foi dia 7 de dezembro de 2022, oficialmente inaugurada a Unidade da Dor Crónica do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPER.

A dor é uma experiência pessoal, que é influenciada em diferentes níveis por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Em 2003, foi considerada pela DGS como o 5º sinal vital. É também vista como a grande pandemia do Séc. XXI. E, embora a dor crónica possa não ter cura, pode e deve ser controlada.

A criação da Unidade da Dor Crónica vem no sentido do reconhecimento de que a dor crónica não é um sintoma mas sim uma doença, com um elevado impacto na qualidade de vida do doente e dos que o rodeiam. É um problema de saúde pública, com uma prevalência estimada em cerca de 30% da população portuguesa, com um custo de mais de 4,5 milhões de euros ao ano, representando 2.7% do PIB nacional, sendo a maior causa de absentismo e de ida à urgência.

Quanto mais precoce for a abordagem de dor, maior será a probabilidade de sucesso. É aqui que entra esta Unidade, com as várias valências multidisciplinares que de forma concertada e organizada irão proporcionar uma melhoria de qualidade de vida dos utentes que dela precisam.

Esta Unidade funcionará, como referido, de forma multidisciplinar, em coordenação com outras Unidades do HSEIT como a Unidade de Nutrição e Alimentação, Unidade de Psicologia, entre outras. De futuro, a Unidade pretende terá uma maior abrangência nos cuidados prestados e tratamentos realizados.

Brevemente, serão disponibilizados os critérios de referenciação internos e externos, promovida formação clínica, bem como informação de sensibilização à população.

Atualmente, a Unidade conta 932 doentes, dos quais cerca de 400 estão ativos e cerca de 200 a aguardar primeira avaliação.

O Conselho de Administração enaltece o trabalho do Serviço de Anestesia na criação desta Unidade e na promoção da qualidade de vida dos nossos utentes.

 

dor

dor

dor