Dia Mundial sem tabaco
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pelos Estados-membros da OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1987 e é comemorado todos os anos em 31 de maio. O objetivo da data é aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas.
O tabaco mata até metade do seu número de fumadores. Por ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem, das quais mais de 7 milhões são fumadores e cerca de 1,2 milhões são não fumadores expostos ao fumo passivo. Quase 80% de fumadores no mundo vivem em países de baixo e médio rendimento. É uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou. O tabagismo passivo causa cerca de 1,2 milhões de mortes prematuras por ano.
A campanha deste ano da OMS alerta para o impacto nocivo da indústria do tabaco no meio ambiente, que é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos já escassos recursos e ecossistemas frágeis do nosso planeta.
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, por meio do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo.
- Entrar para colocar comentários
(Sem assunto)