Passar para o conteúdo principal
#diamundialdolúpus

Dia Mundial do Lúpus

Celebra-se, a 10 de maio, o Dia Mundial do Lúpus, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a sociedade para a realidade da doença. A data foi oficializada em 2004.

 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, que afeta principalmente mulheres jovens, podendo acometer diversos órgãos e sistemas. Basicamente, nesta doença o sistema imunológico que deveria reagir somente contra células anormais e agentes infeciosos, passa a não reconhecer o que é uma célula ou proteína própria do nosso corpo e desencadeia uma resposta inflamatória, que se não controlada, pode levar à lesão do órgão ou células afetadas. É uma doença crônica, que evolui com fases ativas e inativas, quando a doença está controlada. Acomete 9 a 10 mulheres para um homem, iniciando principalmente entre os 20 a 45 anos de idade. Porém, pode acometer indivíduos de qualquer idade.

 

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas, daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

 

Sintomas:

 

• lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas;

• dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos;

• inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);

• alterações no sangue podem ocorrer em mais da metade dos casos;

• observam-se inflamações no cérebro, causando convulsões, alterações do comportamento (psicose) ou do nível de consciência;

• inflamações de pequenos vasos podem causar lesões avermelhadas e dolorosas em palma de mãos, planta de pés, no céu da boca ou em membros;

• queixas de febre sem ter infeção, emagrecimento e fraqueza são comuns quando a doença está ativa;

• manifestações nos olhos, aumento do fígado, do baço e dos gânglios também podem ocorrer em fase ativa da doença.