Dia Mundial da Síndrome de Down 2022
Dia Mundial da Síndrome de Down – 21 de março
Celebra-se, a 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down, declarado oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a sociedade e erradicar o preconceito. A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, quenão impede a vida social normal da pessoa.
De acordo com a APATRIS 21 – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, a Trissomia 21, também conhecida por mongolismo e Síndrome de Down, é uma condição genética que resulta da presença de um cromossoma supranumerário no par 21 (três cromossomas em vez de dois).
Os portadores de Trissomia 21 partilham certas características físicas (embora não presentes em 100% dos casos), tais como:
- Face redonda de perfil achatado;
- Braquicefalia;
- Fendas palpebrais oblíquas;
- Nariz pequeno e achatado;
- Boca aberta e protusão da língua;
- Prega palmar única;
- Baixa estatura;
- Défice cognitivo;
- Malformações internas.
O número de experiências profissionais bem-sucedidas de pessoas com Síndrome de Down tem vindo a aumentar. Revelam-se trabalhadores assíduos e pontuais, com grande foco no desempenho das suas tarefas (caracterizadas por serem do tipo sequencial e rotineiro), que cumprem com profissionalismo.
Acompanhamento à integração profissional de pessoas com Síndrome de Down, procuram a promoção e o desenvolvimento das suas capacidades, nomeadamente na superação das suas capacidades, limitações e barreiras.
Sabia que?
Em Portugal, 1 em cada 800 bebés nasce com trissomia 21. Julga-se que existam cerca de 15 mil pessoas com a síndrome neste país.
- Entrar para colocar comentários