Dia Mundial da Incontinência Urinária
Dia Mundial da Incontinência Urinária – 14 de março
O Dia Mundial da Incontinência Urinária ocorre a 14 de março. O objetivo da data é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para a forma de identificar o problema (os sintomas), para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema.
A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina. É caraterizada por perdas urinárias involuntárias que se apresentam de forma muito diversificada, desde fugas muito ligeiras e ocasionais, a perdas mais graves e regulares. As mulheres são as mais afetadas pela IU. Atualmente, 33% das mulheres e 16% dos homens, com mais de 40 anos têm sintomas da doença, segundo dados da Associação Portuguesa de Urologia.
As perdas de urina têm diferentes causas, que podem ser apenas um problema temporário ou um problema mais persistente.
Os fatores de risco podem ser intrínsecos, como é o caso da raça, da predisposição familiar ou de anormalidades anatómicas e neurológicas. Podem ser fatores obstétricos e ginecológicos, de que são exemplo a gravidez, o parto e a paridade, os efeitos laterais da cirurgia pélvica e radioterapia ou o Prolapso genital. Ou podem ser fatores promotores, como a Idade, as co morbilidades, a obesidade, a obstipação, o tabaco, as atividades ocupacionais, a ITU, a menopausa ou a medicação.
- Entrar para colocar comentários