Passar para o conteúdo principal
Asperger

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Celebra-se, a 18 de fevereiro, o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, a data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno. A celebração da data tem como desígnio sensibilizar e consciencializar a sociedade sobre esta doença, ajudar as vítimas da doença, bem como dar apoio às suas famílias e amigos.

O que é a Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é um quadro clínico, do espectro autista com expressão mais ligeira, caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal. Os portadores da doença apresentam comportamentos, como:

  • dificuldades em fazer amigos;
  • dificuldades a entender as subtilezas da comunicação;
  • dificuldades a aceitar novas rotinas;
  • padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

As causas da Síndrome de Asperger ainda não são totalmente compreendidas. Existe alguma informação que leva a pensar que esta síndrome seja provocada por um conjunto de fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral. Não existe um tratamento específico ou cura. O objetivo é aliviar os sintomas promovendo a integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade. O tratamento ideal inclui terapias que abordam os três sintomas básicos:

  • baixa capacidade de comunicação;
  • rotinas obsessivas ou repetitivas;
  • imperícia física.

Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger (espectro de autismo) no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.