Dia Mundial de Luta Contra a SIDA
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida comemora-se a 1 de dezembro, reunindo pessoas de todo o mundo, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia, relembrando toda a população sobre a importância das medidas de prevenção adequadas e a sua correta utilização.
Durante o ano de 1983 assinalou-se a ocorrência do primeiro diagnóstico de infeção por Vírus Imunodeficiência Humana (HIV) em Portugal. Desde 1983 e até aos nossos dias encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio SIDA. A análise das tendências temporais revela que ouve uma redução de 46% no número de novos casos de infeção por VIH e de 67% em novos casos de SIDA. Não obstante esta tendência decrescente mantida, Portugal tem apresentado das mais elevadas taxas de novos casos de infeção VIH e SIDA da Europa ocidental.
Numa era em que estão disponíveis diversas ferramentas de prevenção, como sejam os preservativos masculinos e femininos, o Programa Troca de Seringas, a profilaxia pós exposição (PPE) e o Tratamento como Prevenção, será desejável que o número de novos casos de infeção em Portugal (embora com tendência marcadamente decrescente) seja ainda menor. A informação sobre a disponibilização das estratégias de prevenção deve estar acessível a toda a população, com vista à tomada de consciência da importância da sua correta utilização. Essa aposta, através das ações de sensibilização realizadas por profissionais de enfermagem aos grupos identificados como mais vulneráveis, bem como a disponibilização de meios preventivos/redução de riscos e minimização de danos, assim como a promoção do rastreio da infeção e da referenciação das pessoas com resultados reativos para os cuidados hospitalares, mantêm-se como eixos prioritários da resposta à infeção.
Consultar também:
Referências:
- Entrar para colocar comentários