Passar para o conteúdo principal
DMDS

Dia Mundial do Dador de Sangue 2022

O Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado todos os anos no dia 14 de junho e foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.

Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobridor do fator RH.

A comemoração do Dia Mundial do Dador de sangue tem como objetivo consciencializar a população para a necessidade de uma doação regular de componentes sanguíneos e em simultâneo agradecer a todos os dadores as suas dádivas gratuitas e benévolas.

A doação de componentes sanguíneos permite salvar vidas e melhorar a saúde e a qualidade de vida de muitos doentes.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Será sempre efetuada, em todas as dádivas, uma triagem clínica prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.

 

Consultar também:

Organização Mundial de Saúde

Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP

DADOR

 

Referências:

Serviço Nacional de Saúde | Dador de Sangue