Passar para o conteúdo principal
#diamundialdaesclerosemúltipla

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado anualmente a 30 de maio e visa congregar a comunidade de Esclerose Múltipla (EM) na sensibilização do público para esta doença, nomeadamente através da partilha de vivências, testemunhos e histórias que as pessoas afetadas têm para comunicar.

 

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,3 milhões de pessoas com a doença e que existam em Portugal, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, cerca de 8000 casos.

 

O que é a EM?

 

A esclerose múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula). O diagnóstico não é uma meta, mas será a linha de partida para que o portador, em conjunto com os profissionais de saúde, possa compreender que fatores podem permitir que, de forma planeada, mantenha a atividade profissional e a qualidade de vida/bem-estar fruto dos avanços científicos que têm ocorrido.

 

O tema para o dia da EM em 2020-2023 é "Conexões", sob o lema: "Eu conecto-me, nós conectamo-nos." O tema para o Dia Mundial da EM de 2020-2023 é: conexões. A campanha Conexões EM centra-se em desenvolver conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade. O mote da campanha é “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, e a hashtag da campanha é #ConexoesEM.

 

A Campanha Conexões EM desafia as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. É uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado.

Conexões EM é um tema flexível e amplo. Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode escolher concentrar-se em vários ângulos ao celebrar o Dia Mundial da EM, designadamente:

 

  • Desafiar as barreiras sociais e o estigma que podem deixar as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e isoladas;
  • Desenvolver comunidades que apoiam e cuidam das pessoas afetadas pela EM;
  • Promover o autocuidado e um modo de vida saudável com EM;
  • Pressionar os decisores para conseguir serviços melhores e tratamentos eficazes para pessoas com EM;
  • Ligar as pessoas afetadas pela EM à investigação da EM.

Comentários