Dia Mundial da Audição 2023
Mais de 1 bilião de pessoas com idades entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos. Isso pode ter consequências devastadoras para sua saúde física e mental, educação e perspetivas de emprego.
Celebra-se, a 3 de março, o Dia Mundial da Audição, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a sociedade sobre a importância da audição e promover os rastreios auditivos, avaliações precoces, baixando assim os custos com os tratamentos futuros.
A Organização Mundial de Saúde defendeu a implementação de rastreios auditivos após o RANU (Rastreio auditivo neonatal universal feito a recém-nascidos), nas idades 1, 3, 5 anos, uma vez que 60 % da surdez infantil acontece por causas que podem ser antecipadas, se detetadas precocemente.
Em 2023 a Organização Mundial Saúde destaca, como tema deste dia, a importância da integração da orelha e dos cuidados auditivos na atenção primária, como um componente essencial da cobertura universal de saúde
Mensagens-chave deste tema em 2023:
- Problemas de ouvido e audição estão entre os problemas mais comuns na sociedade;
- Mais de 60% destes podem ser identificados e tratados no nível primário de atuação;
- A inclusão de cuidados auditivos nos serviços de cuidados primários é possível através de formação de competências a este nível;
- Essa inclusão beneficiará as pessoas e ajudará os países a alcançar a meta de cobertura universal de saúde.
Neste dia, a OMS lança um novo manual de treino - Manual de treino em ouvido primário e cuidados auditivos.
- Entrar para colocar comentários