Dia Mundial da Audição
Celebra-se, a 3 de março, o Dia Mundial da Audição, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a sociedade sobre a importância da audição e promover os rastreios auditivos, avaliações precoces, baixar os custos com os tratamentos.
A Organização Mundial de Saúde defendeu a implementação de rastreios auditivos após o RANU (Rastreio auditivo neonatal universal- rastreio auditivo a recém-nascidos), nas idades 1, 3, 5 anos porque 60 % da surdez infantil acontece por causas que podem ser antecipadas, se detetadas precocemente.
A OMS lançou a aplicação gratuita “hearWHO” para dispositivos móveis que permite aos utilizadores verificar o nível da sua audição. A ferramenta é direcionada para aqueles em risco de perda auditiva ou que já sentiram alguns dos sintomas relacionados com perda de audição.
Entre os destinatários desta nova app estão pessoas frequentemente expostas a elevados níveis de som. Entre elas, pessoas que ouvem música com volume alto ou trabalham em lugares com muito barulho, que tomam medicamentos prejudiciais para a audição e ainda, pessoas com idade acima dos 60 anos.
Sabia que?
A perda auditiva acata várias implicações nas nossas vidas e cada vez mais estamos expostos diariamente a diversas fontes sonoras de grande intensidade (mp3, auscultadores, discotecas, colunas, festivais, ruído das cidades, entre outros) que apesar de não se fazerem sentir a curto prazo, a longo prazo os efeitos manifestam-se.
- 5% da população Mundial sofre de algum tipo de surdez, ou seja, 1 em cada 5 pessoas;
- 1,1 Bilhão são jovens e adquirem a partir da forma como ouvem música;
- 200 Milhões são crianças e adquirem a partir de infeções.
Se suspeitar de perda auditiva, procure um especialista para uma avaliação auditiva. Previna-se!
- Entrar para colocar comentários