Dia Mundial da Asma
O Dia Mundial da Asma é celebrado, anualmente, na primeira terça-feira do mês de maio. É organizado pela Global Iniciative for Asthma (GINA) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população.
A asma é uma doença crónica com uma prevalência elevada, que não tem cura mas pode ser controlada permitindo uma qualidade de vida normal. Segundo a OMS, ocorre em todos os grupos etários afetando mais de 300 milhões de pessoas a nível mundial. É igualmente a doença crónica mais comum nas crianças.
A asma caracteriza-se por diversos sintomas, nomeadamente pieira, tosse, falta de ar e opressão torácica. Esta incapacidade respiratória é provocada pela inflamação da via respiratória, em especial os brônquios e, consequentemente o seu estreitamento, dificultando a respiração.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, a asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).
As principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e à incorreta utilização dos dispositivos inalatórios.
Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada (51% crianças e 43% população geral). Contudo, 9 em cada 10 doentes com asma não controlada tem uma perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que dificulta a procura de melhor tratamento
Por isso, a educação do doente asmático e seus familiares de modo a que tenham um papel ativo numa adequada gestão da sua doença é fundamental para o sucesso do controlo da asma e da evolução da doença.
No tratamento da asma é fundamental a prevenção, a adesão ao tratamento diário de controlo para prevenir os sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises, só assim é possível ter uma vida feliz e saudável mesmo com asma.
Consultar também:
Associação Portuguesa de Asmáticos
Global Initiative for Asthma
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Referências:
Ordem dos Enfermeiros
Santa Maria Saúde
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
- Entrar para colocar comentários